Seta

na China
A Beiqi Foton, fundada em 28 de agosto de 1996, no distrito de Changping, na capital Pequim, integra o grupo BAIC, um dos mais importantes conglomerados empresariais da China. A empresa é a maior montadora de caminhões daquele País por doze anos consecutivos, e em volume, do mundo, com mais de seis milhões de veículos vendidos na China e nos noventa Países para os quais exporta.

Em 2010 bateu o recorde de produção e venda anual de 1 milhão de veículos (dentro e fora da China). Em 2016, o mercado chinês atingiu o número de vendas de 3.651.273 caminhões (contabilizando 78 empresas do segmento), sendo que só a Beiqi Foton comercializou 475.103 veículos sendo líder de mercado com 13% de market-share. A frota circulante da Foton no País é de cerca de 8 milhões de veículos durante seus 20 anos de operação.

A Beiqi Foton possui um extenso portfólio de produtos que cobre as áreas de caminhões (mini caminhões, leves, médios e pesados), ônibus, utilitários, picapes e automóveis. A empresa conta com 16 divisões, entre veículos e componentes, e cerca de 2.600 concessionárias na China e mais de 170 concessionárias espalhadas pelo mundo. Atualmente, a marca tem 171 patentes automotivas registradas, que abrangem desde peças exclusivas em design até componentes mecânicos específicos e de elevada tecnologia.

Na China, a empresa tem um avançado sistema de engenharia com cerca de 6.000 engenheiros. Seus produtos são de alta qualidade com componentes de fornecedores de renome internacional como Cummins, ZF e Bosch. Essa foi a estratégia escolhida para acelerar o desenvolvimento de produtos com elevada tecnologia e que fossem reconhecidos em todo mercado mundial.

Após ter conquistado o mercado chinês, a principal estratégia da empresa é a internacionalização. Os mercados emergentes são o foco dessa expansão e o enorme potencial do Brasil foi rapidamente percebido pela Beiqi Foton.

Veja o Vídeo
no Brasil
Desde 2010 no mercado brasileiro, a Foton Caminhões começou sua trajetória no País importando os veículos comerciais de 3.5 até 10 toneladas da Beiqi Foton, marca do Grupo BAIC, um dos mais importantes conglomerados industriais da China.

Em 2014, Luiz Carlos Mendonça de Barros, Presidente da Foton Caminhões, iniciou a construção de uma fábrica própria da marca na cidade de Guaíba, no Rio Grande do Sul. O complexo industrial ainda segue em construção com o objetivo de atender futuramente, além dos veículos comerciais leves, a produção de caminhões pesados e VANS e se tornar um polo de exportação para toda a América Latina.

Até a conclusão de sua fábrica própria em Guaíba, a Foton Caminhões iniciou em 2017 sua produção de maneira temporária em uma linha na fábrica da Agrale, em Caxias no Sul, no Rio Grande do Sul. Para atender a demanda do mercado interno, já são produzidos no Brasil as linhas MiniTruck e CityTruck, que são os veículos comerciais de 3.5 até 10 toneladas da marca. A linha CityTruck conta com um índice de nacionalização de mais de 65%, atendendo aos requisitos do FINAME.

Com mais de 40 fornecedores nacionais, a empresa atingiu este índice de conteúdo local utilizando um inovador conceito denominado Codesign (Sistema Modular de Desenvolvimento), que corresponde à estratégia de utilizar a expertise dos parceiros envolvidos no projeto como Cummins, ZF, Dana, Knorr, Maxion, entre outros.

A escolha dos parceiros ideais, aliados as ferramentas e recursos utilizados, foram os fatores fundamentais e essenciais para o sucesso em tempo recorde do começo da produção da Foton no Brasil. Isto possibilitou o atendimento das metas estabelecidas, com recursos e prazos, que atestam a eficiência estratégica e operacional definidas pela empresa.

Em consequência dos resultados atingidos até o momento pela Foton e reconhecidos pela Foton China, a Foton planeja o desenvolvimento de novos produtos em diversos segmentos do mercado automotivo, e um dos planos de expansão inclui o aumento gradativo da presença da Foton China no Brasil se iniciando com a criação e instalação de uma subsidiária da Foton Internacional no País.